segunda-feira, 18 de janeiro de 2016

Templo de Manakula

Oficialmente chama-se Arulmigu Manakula Vinayagar Temple mas é conhecido como templo de Manakula. Segundo diversas fontes este templo já existia antes da colonização francesa, ou seja, o templo é certamente anterior a 1666! Situado no Bairro Francês, na rua que tomou o seu nome - Manakula - é um local de peregrinação muito popular, sendo normal, a altas horas da noite ainda estar repleto de crentes. Dedicado ao Deus Ganesha (também conhecido por Ganesh, Ganexa, Ganesa ou Ganapati, o primeiro filho de Shiva e Parvati) um dos mais adorados na Índia.
A rua de Manakula passa por baixo desta espécie de pórtico, situando-se o templo do lado esquerdo. A certas horas,...
...quando a afluência ao templo é grande, esta parte da rua é fechada ao trânsito (Nota: esta foto foi tirada do lado contrário da anterior... o templo do lado direito).
Pintura no tecto do pórtico
Algumas fotos do exterior, começando pela entrada



Outras fotos do exterior mas com a presença da elefanta Lakshmi "representante" de Ganesha! Os crentes dão-lhe uma moeda e ela "abençoa-os".
À espera da moeda...
...recolhe a moeda...
...e dá a bênção (antes colocou a moeda no "panelão" lá atrás).
Não sei se todos os dias (nás só vimos uma vez!) a elefanta entra no templo, dá umas duas voltas lá dentro acompanhada por músicos e crentes e sai.
A entrada de Lakshmi no templo




Lakshmi dentro do templo





Outras fotos do interior... agora sem a Lakshmi



Sem comentários:

Enviar um comentário